Os Nossos Utilizadores
A ventilação mecânica é o suporte oferecido ao doente por meio de um ventilador, auxiliando-o na sua ventilação e trocas gasosas. Este suporte pode ser oferecido em diferentes níveis, a doentes com nenhuma ou pouca participação, conforme a sua condição clínica.
A ventilação mecânica pode ser classificada em invasiva ou não-invasiva, conforme a interface entre o aparelho e o doente, seja por meio de cânula da traquéia (por intubação oro ou nasotraqueal ou traqueostomia) ou por máscara.
O doente submetido a ventilação não invasiva (VNI), devidamente apoiado por médicos e enfermeiros, resolve melhor as complicações inerentes ao tratamento refletindo-se na redução de internamentos hospitalares assim como uma maior estabilização clínica e melhor qualidade de vida no domicílio.
Assim, a ventilação mecânica não invasiva (VMNI) corresponde à aplicação de suporte ventilatório através de máscara ou de outra interface sem recurso a via aérea artificial invasiva, nomeadamente tubo endotraqueal ou de traqueostomia